Com o objetivo de melhorar o processo de lançamento de Notas Fiscais de entrada do ERP Few-Words, desenvolvemos uma nova tela que proporciona mais flexibilidade e maior praticidade durante o processo de lançamento das notas de entradas.
Com a nova tela você será capaz de digitar Notas Fiscais manualmente ou importar os XML's das Notas Fiscais, e diferentemente da janela antiga você poderá salvar a Nota durante um processo de digitação ou importação sempre que precisar, também poderá validar, a nota sempre que quiser durante o processo de digitação e assim localizar erros com mais facilidade.
Para acessar a nova tela de lançamentos de notas siga os passos abaixo:
1. No menu principal do sistema, acesse o módulo de estoques clicando no botão "Estoques".
2. Depois clique no menu "Estoque Físico" e selecionar a 4a. opção "Entrada de Nota Fiscal";
3. Será aberto em seguida a tela "CES00121 - Entrada de Notas Fiscais", conforme imagem abaixo:
4. Para acessar a nova tela de lançamento de notas fiscais, clique no botão incluir para abrir a nota tela de lançamentos de notas fiscais: CES00260 - Lançamento de Notas Fiscais;
Com a nova tela CES00260 - Lançamentos de Notas Fiscais, você poderá digitar a Nota Fiscal manualmente ou importar o XML da nota. Porém neste tutorial vamos ensinar o lançamento através da importação dos XMLs, mas caso você precise ou queria fazer o lançamento das notas manualmente, basta digitas as informações campo a campo manualmente.
Nota: Para iniciar o processo de importação do XML primeiramente selecionar uma operação fiscal que deverá ser previamente cadastrada. Caso você ainda não sabe e queira saber como cadastrar uma operação fiscal, clique aqui.
5. Na guia "Nota Fiscal" selecione uma operação fiscal para habilitar o botão de "Importar XML";
6. Clique no botão "Importar XML", para abrir a janela "CES00034 - Importa Notas Fiscais em XML" abaixo;
7. Em seguida selecione a pasta com os XML's das notas de seus fornecedores e clique em "Atualizar;
8. Selecione o XML desejado e clique no botão "Importar XML";
9. Após a importação do XML, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que a importação foi concluída e que será necessário reclassificar CFOP e CST dos itens baseado na sua operação fiscal.
Itens da Nota
10. Com os dados da Nota importado no sistema, clique na aba "Itens da Nota" para reclassificar os itens, selecione o devido item e clique no botão "Alterar".
Após clicar no botão "Alterar", o sistema abrirá a janela "CES000104 - Itens".
Verifique se as informações estão corretas e Informe a quantidade do devido item no campo "Quantidade".
Na mesma janela "CES000104 - Itens" , na parte inferior o sistema possui as seguintes abas:
ICMS - Esta aba contém os campos com o código da Situação Tributária de ICMS e seus devidos valores. Se a Nota possuir valor de ICMS, ICMS ST, ICMS Retido ou ICMS ST Retido o sistema importará as devidas informações.
IPI - Esta aba contém os campos com o código da Situação Tributária de IPI e seus devidos valores. Se a Nota possuir valor de IPI, o sistema importará as devidas informações.
COFINS - Esta aba contém os campos com o código da Situação Tributária de COFINS e seus devidos valores. Se a Nota possuir valor de COFINS, o sistema importará as devidas informações.
Rastreamento (Lotes e Locais) - Esta aba tem a função de facilitar o rastreamento do devido Lote no estoque. Basta clicar no botão "Alterar", que abrirá a janela "CES00263 - Manutenção de Lotes"
Nesta janela preencha os campos com as seguintes informações: Local do estoque, número do Lote, Data do Lote, Quantidade, Valor, Data de Fabricação e Data de Validade. Para salvar clique no botão "OK".
Tipo de Despesas / C.Custos: Esta aba permite selecionar o Tipo da Despesa e Centro de Custo, ambos previamente cadastrados.
Notas Fiscais Referenciadas: As Notas Fiscais referenciadas são aquelas que se referem a uma outra Nota Fiscal.
Esta aba permiti selecionar a Nota Fiscal de referência.
Pedido de Compra: Esta aba tem a função de efetuar a baixa do item no Pedido de Compra. Selecione o Pedido de Compra clicando no botão ao lado dos campos: "Pedido" e "Sequência".
Para salvar, basta clicar no botão "OK".
Após reclassificar os itens, se faz necessário clicar no botão "Validar Nota".
Este botão tem a função de verificar se possui erros na escrituração da Nota.
Se a Nota possuir erros, como valores incorretos ou faltar preencher alguma informação, o sistema abrirá uma janela informando quais são.
Se não possuir erros, o sistema irá apresentar a mensagem: "A Nota Fiscal foi validada com sucesso, integração disponível"..
Após validar a Nota, o botão "Integrar Nota" será habilitado.
Nota: O botão "Integrar Nota" tem a função de processar todos os dados das notas e atualizar os demais módutos da sistema como: Estoques, Contas a Pagar, Gestão de compras, Estoque de terceiros, Patrimônio e todos os demais módutos que foram contratados pela sua empresa.
Para concluir o processo de lançamento da nota fiscal será necessário clicar no botão "Integrar Nota", e após o processo de integração for bem sucedido o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: "Nota Fiscal integrada com sucesso!".
Clique no botão "OK" fechar a janela.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo