Quando uma NF-e possuir a data de autorização da SEFAZ maior que sete dias e o usuário tentar efetuar o cancelamento junto a SEFAZ, retornará a Rejeição 501 - Prazo de Cancelamento Intempestivo (NF-e autorizada a mais de 7 dias).
Por exemplo: Uma NF-e foi emitida e autorizada pela SEFAZ no dia 10/10/2019 e no dia 18/10/2019 o usuário tentou realizar o envio do evento de Cancelamento a SEFAZ. Nesta situação retornará a Rejeição 501.
SOLUÇÃO
Quando passar o prazo para para o registro do evento de cancelamento, o usuário deverá entrar em contato com o contador da empresa para saber qual o melhor procedimento a ser realizado, pois, nesta situação exitem dois procedimentos que possam ser realizados:
1. Solicitar o Cancelamento Extemporâneo no Portal da SEFAZ do seu Estado. Isto permitirá o usuário realizar o cancelamento da NF-e após o prazo permitido. Lembrando que não são todas as SEFAZ que disponibilizam deste recurso.
2. Emitir uma NF-e de entrada referenciando a NF-e que deveria ser cancelada. Após efetuar a emissão é necessário realizar a transmissão para a SEFAZ. Isto fará com que os impostos sejam estornados, não havendo cobrança dos mesmos.
Para emitir uma NF-e de entrada (estorno / devolução) referenciando a NF-e que deveria ser cancelada, no sistema Few-Words clique no Módulo de Vendas Faturamento/Faturamento/Emite Nota Fiscal Entrada.
Na janela de Emissão, para os campos Nota Fiscal (Devolvida) e Chave Ref. NF-e estarem habilitados, é necessário utilizar uma operação que possui o tipo devolução.
Após informar a operação, preencha o campo Nota Fiscal (Devolvida) com o número, modelo e série e no campo Chave Ref. NF-e preencha com a Chave de acesso da NF-e que deveria ser cancelada.
Ao referenciar a NF-e, o sistema automaticamente irá importar os itens e suas respectivas quantidades.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo